Ataque faz com que usuários do Instagram sejam banidos da rede social

Ataque faz com que usuários do Instagram sejam banidos da rede social

4 de setembro de 2021 Off By Vivi

Um novo esquema criminoso preocupa usuários do Instagram.

Hackers estão fazendo ataques massivos com denúncias falsas que provocam a remoção de perfis da rede social e o pior o cyber criminosos estão oferecendo esse tipo de serviço livremente na internet.

Um grupo de criminosos vem usando o sistema de moderação do Instagram para atacar usuários e fazer com que a rede social remova perfis após inúmeras denúncias falsas.

Essa prática pode prejudicar desde pequenos usuários a grandes influenciadores e levar o banimento permanente da conta ou supostamente violar os termos de uso.

Essa brecha na ferramenta de moderação vem sendo amplamente explorada e inclusive se tornou rentável para os golpistas.

Ataques contra usuários do Instagram

Recentemente a revista norte-americana Moda board conseguiu o contato com grupo Cyber criminoso e descobriu como eles exploram a política do Instagram para ganhar dinheiro oferecendo banir um perfil.

Como um serviço, o golpe consiste em direcionar vários box para denunciar um perfil no Instagram, até que a conta caia.

Alguns hackers estão oferecendo livremente esse tipo de serviço pela internet em alguns casos chegam a cobrar 60 dólares cerca de 315 reais para atacar massivamente um perfil.

O preço pode variar de acordo com a quantidade de seguidores, podendo chegar até a $500.

Segundo relatos de usuários os golpes já foram registrados em diversos países da América Latina e também da Europa.

Em nota à imprensa o Instagram disse que está em busca das contas de Cyber criminosos na plataforma e pede aos usuários que relatem qualquer atividade suspeita.

Já foram registradas ações criminosas como essa aqui no Brasil?

Possivelmente sim, até agora não temos nenhuma pessoa que veio a público, porque tem uma característica muito particular.

Na maior parte dos golpes a pessoa acaba clicando no link que ela faz parte do golpe, e esse golpe ele tem uma característica única, que ele é absolutamente passivo.

Então quer dizer, muitas pessoas acabam tendo as suas contas bloqueadas e aí ela pode ter violado uma política ou ela pode ter sofrido um ataque como esse.

Então fica muito difícil saber se foi esse tipo de ação que derrubou a conta, então eu diria que possivelmente sim, mas até o momento nós não temos nenhum registro oficial aqui no Brasil.

É verdade que os criminosos se dispõe a recuperar esse perfil do Instagram?

Infelizmente a pessoa é punida de forma dupla, ela perde a conta, depois ela vai ter que se explicar para o Instagram e aí o que acontece é que se numa ponta eles estão cobrando até $60 muitas vezes até menos do que isso para derrubar uma conta, nós temos evidências de que na outra ponta eles estão cobrando até $4000 para que a pessoa tenha sua conta recuperada com velocidade.

Então basicamente nós estamos falando aqui de um golpe que sequestra essa conta do Instagram o que pode prejudicar pessoas que usam isso para fazer os seus negócios.

E além disso usa o Instagram na sua vida pessoal, tem o direito de fazer isso e vamos passar por um transtorno.

Tem como identificar esse Cyber criminosos para que eles possam ser retirados do Instagram?

O Instagram esta tentando detectar quem está usando essas contas. Porque afinal eles usam duas modalidades, a primeira delas é fazer esse ataque massivo com robôs e a outra modalidade é usando contas verificadas.

Contas verificadas são aquelas que já tem um número substancial de seguidores, aquelas contas com o selinho azul.

Então o Instagram está tentando identificar que conta são essas que estão sendo utilizados para promover os ataques.

Agora do ponto de vista de quem teve a conta bloqueada é virtualmente impossível. Simplesmente ela vai ter a conta suspensa e vai ter que entrar em contato com a plataforma para tentar validar sua identidade os seus dados para ter a recuperação da sua conta.

Infelizmente não dá para saber ao certo se foi um ataque ou se a própria pessoa fez algo que seria passível de alguma punição.

Ou seja a pessoa que teve algum bloquei no seu perfil, de qualquer forma ele vai ter a mesma ação. Vai ter que entrar em contato para descobrir o porque, se foi ele mesmo ou se foi um ataque.

Cyber Criminosos

Exato porque o que nós tínhamos até o último ano era principalmente celebridades que tinha uma atividade muito intensa curtindo o tempo inteiro, comentando, algumas reclamaram que tiveram uma suspensão temporária em virtude deste excesso de atividade.

Mas aqui é completamente diferente os golpistas estão usando da proteção de quando você denuncia uma conta a terceira por uso indevido da imagem ou seja como se uma pessoa estivesse passando pela outra ou por conteúdo agressivo.

Então é muito complicado, é uma situação muito particular e é uma criatividade do mal.

Veja Também: Super lançamento de KOF 15

É viável identificar que determinada conta teve esse ataque massivo e não apenas uma punição ou não?

Do ponto de vista da plataforma eles têm toda a condição de fazer esse tipo de monitoramento. Então o que acontece é que eles recebem inúmeras reclamações a respeito de uma conta. Reclamações essas que são falsas, são postadas por usuários ou por robôs.

Mas aí o que acontece é que a conta é suspensa até que alguém vai fazer uma verificação desse conteúdo. E aí claro que a plataforma vai descobrir é que essa pessoa não postou nenhum desses conteúdos indevidos. Mas isso vai levar um tempo já vai causar esse período em que a conta ficou fora do ar.

Portanto do ponto de vista da plataforma eu entendo que nas próximas semanas, meses eles vão conseguir desenvolver mecanismos para aplicar esse tipo de denúncia e para poder verificar se de fato a pessoa postou o conteúdo indevido ou não.

Nesse momento a plataforma primeiro derruba a conta para depois fazer a verificação.

Vitimas de ataques cibernéticos

Certamente não tem muito o que a pessoa com a conta bloqueada possa fazer contra o criminoso. Realmente tem que entrar em contato com a plataforma.

A recomendação é que não se pague esse resgate, porque senão no final das contas você está incentivando a continuidade desse crime.

Então se isso acontecer manter a calma, entre em contato com os canais oficiais do Instagram e fazer a recuperação da sua conta.

Por isso que é muito importante ter todos os seus dados registrados. Você ter lá autenticação de dois fatores, o seu telefone, todos os dados atualizados, uma senha robusta, tudo isso vai te ajudar a proteger um pouco mais. 30K NESCAU

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈