Baterias recarregáveis: tudo o que você precisa saber!

baterias recarregáveis

Toda vez que vamos a uma loja de eletrônicos para comprar um novo dispositivo, é provável que também tenhamos que comprar baterias para ele, o que, dependendo das necessidades elétricas do dispositivo em questão, pode aumentar consideravelmente o custo final da compra. Infelizmente, essa despesa não termina aqui, já que em um determinado período de tempo teremos que substituir essas baterias devido ao desgaste natural de sua carga elétrica. É aqui que as baterias recarregáveis entram em jogo.

Embora sejam mais caras do que as baterias comuns, graças à possibilidade de poder recarregá-las, a longo prazo serão muito mais benéficas para o nosso bolso. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as baterias recarregáveis, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

O que é uma bateria recarregável?

Basicamente, e sem entrar em muitos detalhes técnicos, uma bateria recarregável é aquela que, através de um carregador específico, podemos recarregar várias vezes, sem esse significado de que podemos fazê-lo indefinidamente, já que eles também têm uma vida útil.

Isso é possível por causa da composição química da bateria, que é diferente da composição das baterias comuns e permite que ela, ao contrário disso, seja recarregada. 

Deve-se notar neste momento que nunca devemos tentar recarregar uma bateria comum, pois ela pode explodir, causando ferimentos graves àqueles que estão por perto, ou até mesmo incêndios.

Tipos de baterias recarregáveis

Existem dois tipos principais de baterias recarregáveis no mercado, sendo ao mesmo tempo as mais usadas. 

Embora existam outros tipos de baterias recarregáveis, a verdade é que os tipos que mencionaremos abaixo são os mais comuns em todos os tipos de implementações, incluindo fotografia, MP3 players e outros dispositivos.

Baterias de níquel-cádmio (NiCd)

Embora esse tipo de bateria recarregável ofereça algumas desvantagens, a verdade é que seu preço final para o consumidor é o mais barato e, portanto, ao longo dos anos, tornou-se o tipo de bateria recarregável mais utilizado.

Apesar de ser amplamente utilizada, a bateria recarregável de níquel-cádmio oferece uma vida útil mais curta, ou seja, poderemos recarregá-la menos vezes, eles têm uma capacidade de carregamento mais baixa e também sofrem de um problema conhecido como “Efeito Memória”.

Basicamente, o “efeito memória” de uma bateria recarregável surge quando a bateria, devido à sua natureza química, parece estar carregada em plena capacidade, mas não é verdade. 

Isso significa que, mesmo que o carregador de bateria indique que foi carregado a 100% de sua capacidade, se a bateria tiver um “Efeito de Memória” que atinja 10% de sua carga, ela só será carregada a 90% e, portanto, menos vida útil para poder usá-la.

Para evitar esse problema, é melhor esperar que a bateria recarregável de níquel-cádmio seja completamente descarregada e, somente neste momento a recarregará.

Deve-se notar que as baterias recarregáveis de níquel-cádmio (NiCd) estão sendo substituídas por baterias com outras composições químicas, que não têm o problema do efeito de memória nem são tão prejudiciais ao meio ambiente.

Baterias de níquel-metalhidreto (NiMH)

As baterias de níquel e metalhidreto são atualmente o tipo de bateria recarregável mais utilizado em todos os tipos de implementações, uma vez que oferecem uma série de vantagens que as baterias de níquel-cádmio não são capazes de oferecer, como não sofrer com o chamado “Efeito Memória”.

Além disso, as baterias de níquel e metalhidreto ou NiMH oferecem muito mais capacidade de carga, até duas ou três vezes maior do que as baterias NiCd, e podem ser recarregadas sem oferecer problemas muito mais vezes.

Outro ponto a favor das baterias de níquel e metalhidreto é que elas são menos poluentes do que as baterias NiCd, uma vez que não usam metais pesados, como o cádmio.

Gostou de saber mais sobre as baterias recarregáveis? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!