Que tal andar com uma bicicleta produzida a partir de plástico de garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeira? Pois é um artista plástico idealizou a primeira bike ecológica do Brasil!
Quando falamos em transporte ecologicamente correto a bicicleta é o primeiro veículo que vem em mente, no entanto o artista plástico uruguaio Juan Muzzi decidiu ir além.
Ele construiu um modelo com o quadro, que é a estrutura principal feito totalmente de garrafas PET.
Ela foi chamada de MuzziCicle. O modelo de locomoção eco-friendly já existe há algum tempo mas foi recentemente que a ideia tomou forma e já está até sendo exportada para outros países.
A bicicleta é o único produto que está na China e em todo mundo, porem esse modelo não se faz na China.
O artista conta com a parceria de ONGs que recolhem, trituram e granulam o material. No processo de produção ou plástico o granulado entre em uma máquina e é injetado em um molde de aço.
Cada quadro demora quatro minutos e meio para ser fabricado e se for feito só de garrafas PET são utilizadas 200 garrafas.
Com esse processo, por ano podem ser reciclados mais de 15 mil toneladas de materiais plásticos. Segundo dados do Banco Mundial o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Bicicleta ecológica
Com uma produção tão intensa assim, a ideia de uma bike feita 100% com matérias plásticas recicladas se torna uma ótima alternativa sustentável.
Atualmente o artista plástico também estuda utilizar o grafeno e cana-de-açúcar como matéria-prima para fabricar as bicicletas.
“Muita coisa ainda precisa ser melhorada, não tem mais tecnologia, mas já estamos desenvolvendo um modelo com grafeno pra ver se conseguimos melhorar mais ainda.” diz Juan Muzzi
As bicicletas ecológicas são mais resistentes, flexíveis e baratas em relação às demais bicicletas isso porque o plástico não enferruja. Amortece naturalmente o impacto e a fabricação transforma resíduos sólidos em um novo produto.
Ao todo são três modelos diferentes de MuzziCicle que os preços variam de R$700 a R$3000 reais.
Pulsação da terra
Cientistas determinaram uma nova medida da pulsação da terra. Mas num estudo recente revelou que a cada 27 milhões e meio de anos ocorrem eventos geológicos catastróficos que podem destruir a vida no planeta.
Será que estamos perto de uma delas? Um novo estudo de eventos geológicos antigos indicam que o planeta terra tem uma pulsação lenta e constante de atividade geológica a cada 27 milhões e meio de anos.
O pulso de eventos geológicos agrupados inclui a atividade vulcânica, extinções em massa, reorganizações de placas e aumento do nível do mar. (Fonte: Olhar Digital)
A equipe conduziu uma nova análise nas idades de 89 eventos geológicos bem compreendidos nos últimos 260 milhões de anos. Certamente alguns desses períodos foram mais difíceis, com mais de oito eventos que mudaram o mundo se agrupando em intervalos de tempo geologicamente pequenos formando o pulso catastrófico. App de Sensi aqui