Bitcoin vs Ouro: qual a melhor reserva de valor?

Bitcoin vs Ouro: qual a melhor reserva de valor?

9 de julho de 2021 Off By Vivi

A comparação entre bitcoin e ouro né. Será que esses dois ativos são realmente comparáveis? São ativos que compõem uma carteira diversificada de forma similar, ou será que os ativos que são completamente diferentes e não   devem ser comparados?

Hoje eu vou trazer aqui os dois lados e vou deixar a decisão dessa resposta para vocês. Bom, vamos lá.

Primeiro vamos falar o porquê que tem gente que compara o bitcoin o ouro, porque tem muitas características similares. Na sua concepção o bitcoin e o ouro são ativos difíceis de se minerar, caros de se minerar, são ativos escassos, por definição. Vou falar um pouquinho da escassez dos dois e os dois ativos são altamente divisíveis,   facilmente transferíveis. Os dois tem um valor intrínseco não é?

O bitcoin também a gente pode considerar que tem um valor intrínseco, mas vou falar mais e melhor disso no final. Mas vamos começar pela escassez: o bitcoin é um ativo escasso por natureza, foi criado em 2009 por Satoshi Nakamoto e foi programado para que só existam 21 milhões de bitcoins ao longo de todo o tempo.

A emissão do   bitcoin, ela é conhecida, programada e decrescente ao longo do tempo. Então a gente vai ter esse   máximo de bitcoins de 21 milhões no ano de 2.140, ainda tem bastante tempo ainda de emissão do bitcoin. Mas a gente sabe quanto vai ser emitido, qual o período que se emite qualquer quantidade máxima que vai ter, portanto é um ativo escasso e finito.

Sobre Ouro

Já o ouro é um ativo que não é criado no planeta, a gente só acha ele. Não vou falar da origem do ouro aqui mas o ouro é difícil de se procurar, difícil de minerar. Ele é um ativo que tem valor histórico, por ser um ativo muito bonito, utilizado para fazer joias.

O ouro é um metal precioso, e o ouro também já foi utilizado como lastro de grandes moedas por causa de guarda de bancos centrais. Por causa desse valor que ele tem de mercado, um ativo caro que tem uma demanda conhecida e portanto é o ativo com o valor é intrínseco.

A gente sabe que pessoas precisam de ouro, que é utilizado para certos fins, é difícil de ser encontrado e portanto ele tem esse valor. O ouro é utilizado por muitos como uma reserva de valor ali, para você não perder o poder de compra. Pensando na sua composição de uma carteira de investimentos.

E o bitcoin nesse comparativo, onde que ele entra?

Tem todas as características similares ao ouro, e falando do valor intrínseco, o bitcoin é uma moeda 100% digital, que não reconhece fronteiras. Pode ser transacionado tanto de mim para o meu vizinho, ou de mim para meu amigo que tá no Japão.

E o melhor é que vai ser o mesmo tipo de transação, a mesma dificuldade, a mesma natureza de transação, não reconhece fronteiras, 100% digital como já tinha dito.

O bitcoin é descentralizado, não tem nenhum Banco Central que necessite atuar para verificar a veracidade das transações. Então esse é um dos grandes valores intrínsecos do bitcoin e é o que muita gente tem visto.

Como o bitcoin pode ser utilizado como reserva de valor por grande investidores como Ray Dalio citou recentemente o bitcoin como reserva de valor, Paul Tudor Jones, Michael Saylor que é o CEO da Microstrategy, empresa listada na bolsa de valores dos Estados Unidos.

E também como é uma moeda de transação mesmo, que é como Jack  Dorsey CEO do Twitter e da Square, vê o bitcoin como essa moeda de transação da internet mesmo, e você não vai precisar reconhecer fronteiras e não tem ninguém para intermediar sua transação.

Bitcoin moeda nacional em El Salvador

E recentemente, bem recentemente, o presidente de El Salvador também viu esse lado do bitcoin e institucionalizou o bitcoin como uma moeda nacional, antes era o dólar americano, e agora a moeda local de El Salvador é o bitcoin.

Então assim, já pode-se falar que existe um valor intrínseco no bitcoin, muita gente grande já vê o valor do bitcoin então dá para ter esse comparativo por esse lado.

E falando um pouco das diferenças do bitcoin pro ouro, existem diferenças positivas e negativas, começando no
lado do bitcoin. (Fonte: Mercado Bitcoin)

Diferenças entre Bitcoin e o Ouro

Falando primeira da negativa, o bitcoin acaba tendo muita volatilidade que o ouro, por ser um ativo mais recente, menos capitalizado. Hoje o marketcap do bitcoin tem por volta de, é, 650 bilhões de dólares, teve uma máxima no ano de 2021, passando um pouquinho de 1 trilhão e 200 bilhões de dólares, e voltou agora para esse patamar.

Enquanto o Marketcap do ouro, hoje é estimado, não tem como definir o marketcap do ouro, porque tem muito mercado paralelo do ouro. Mas enfim, o marketcap do ouro estimado é por volta de 12 trilhões de dólares, então é um mercado muito mais robusto, de um ativo que já tem um histórico muito maior com uma provação de mercado muito maior, então essa é a primeira diferença.

E agora falando um pouquinho puxando para o lado do bitcoin, o bitcoin é muito fácil de você armazenar, muito mais fácil de transacionar do que o ouro. Eles tem essas diferenças por natureza também, e acho que a questão do marketcap da provação de valor é questão de tempo para o bitcoin, mas enfim.

Pensando no dia de hoje, como que você vê isso né,   como você compõe uma carteira de investimentos, né? Os dois são reservas de valor para você não perder poder de compra ao longo do tempo e ficar fora do mercado tradicional de ativos, títulos e ações.

Enfim, está descorrelacionado de ter uma reserva ali… ou você acha que são diferentes, cada um tem sua proposta na composição de uma carteira?

Atualizado 10/07/2021
Instalar Melhor Pack da Atualidade

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈