CMS: tudo o que você precisa saber!

CMS

No mundo digital, certamente ouvimos em várias ocasiões sobre o conceito CMS, que na verdade é o acrônimo para seu nome em inglês Content Management System, e que traduzido para o português se refere a um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Precisamente, o CMS pode ser um grupo de ferramentas ou um programa de software que nos permite criar conteúdo, armazená-lo e gerenciá-lo, ou seja, na verdade, é um elemento praticamente indispensável no campo do desenvolvimento e gerenciamento do conteúdo de um site.

Para ajudar você a entender mais sobre um CMS, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é um CMS e como ele funciona?

Entre algumas das ferramentas mais conhecidas e populares quando se trata de sistemas de gerenciamento de conteúdo ou CMS, podemos citar WordPress, Blogspot, Wix, entre outros.

No que diz respeito à sua estrutura, em geral, um CMS é composto por dois elementos essenciais, por um lado, o CMA ou aplicativo de gerenciamento de conteúdo e, por outro lado, o CDA ou solicitação de entrega de conteúdo.

Nesse sentido, é importante ter em mente que o elemento CMA é o que nos permite, como autores de conteúdo do nosso site, gerenciar, modificar, criar ou excluir tal conteúdo sem ter que ter conhecimento profundo em desenvolvimento web, já que a verdade é que, para realizar tais ações, não precisamos enfrentar código HTML bruto.

Enquanto isso, o elemento CDA trabalha usando e compilando essas informações que nós, como autores, inserimos, com o objetivo de atualizar o site.

Uso de indexação de modelo e conteúdo

Esses recursos do CMS permitem que, por exemplo, ao publicar uma nova postagem em nosso site, possamos fazê-lo facilmente através do uso de um modelo fornecido pela empresa que nos oferece o serviço CMS, que também inclui assistentes e outras ferramentas para melhorar e otimizar o conteúdo que vamos publicar.

Outro dos ótimos recursos que os sistemas CMS têm está na indexação do conteúdo inserido, que é mostrado ao usuário com acesso imediato e fácil, para que possamos realizar pesquisas, por exemplo, usando palavras-chave.

Ferramentas de marketing

Por outro lado, as plataformas CMS, em muitos casos, oferecem aos usuários algumas ferramentas para gerenciar o marketing do site, mesmo que individualmente, ou seja, com isso, um site pode ter a capacidade de adaptar seu conteúdo e publicidade às características específicas de um usuário específico, através do uso de informações fornecidas pelo usuário ou coletadas pelo site.

Um exemplo claro disso pode ser visto no banner publicitário que um site nos mostra quando o visitamos, que geralmente se adapta ao que estávamos procurando anteriormente na Internet.

Por exemplo, se usarmos o mecanismo de pesquisa do site para pesquisar conteúdo sobre smartphones, os banners publicitários que serão exibidos no site em questão serão de empresas que fabricam e vendem esse tipo de smartphone.

CMS

Conclusão

No entanto, apesar das vantagens que um CMS parece nos dar para a administração de um site, e além do fato de que muitos afirmam que o sucesso de uma página depende pura e exclusivamente do uso de um CMS, a verdade é que isso é um equívoco.

Vamos ter em mente que o sucesso de um site não depende se um sistema CMS é usado, mas está diretamente relacionado à qualidade do conteúdo que esse site possui.

Gostou de saber mais sobre o que é CMS? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!