Como acabar com as dívidas?

Como acabar com as dívidas Fonte: Canva Pro

Suas dívidas impedem você de dormir? Seus credores estão assediando você? Coragem! Muitas soluções estão disponíveis para você. Mas como acabar com as dívidas?

Para ajudar você a entender mais sobre como acabar com as dívidas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como acabar com as dívidas?

Estabeleça um balanço financeiro

De fato, para saber onde você está financeiramente, você deve estabelecer sua declaração financeira, a lista de seus ativos e seus débitos. Este exercício deve ser feito anualmente para medir o crescimento do seu patrimônio líquido. 

Em suma, a lista de seus ativos deve ser feita a partir do valor de mercado de suas propriedades. A de débitos é, por sua vez, composta de todas as suas dívidas no curto prazo (cartões de crédito, linha de crédito, etc.).

A médio prazo (empréstimo de carro, empréstimo pessoal, etc.) e a longo prazo (empréstimo hipotecário, empréstimos estudantis, etc.). 

De fato, depois de elaborar essas listas, subtraia seus débitos dos ativos. Você receberá seu patrimônio líquido.

Faça um orçamento

Você também deve elaborar seu orçamento. Dessa forma, você saberá de onde vem seu dinheiro e o que você faz com ele. Você deve primeiro definir metas de curto e longo prazo e, em seguida, priorizar. No seu caso, você optará por reembolsar suas dívidas primeiro. 

Então, você fará estimativas orçamentárias para os próximos 12 meses. Para este fim, você deve estimar sua renda, seus custos fixos (aluguel, seguro, etc.) e seus custos variáveis (alimentação, vestuário, lazer, etc.).

como acabar com as dívidas
Como acabar com as dívidas Fonte: Canva Pro

Reduza variáveis e tente guardar 10% do seu salário

Em suma, em alguns casos, não é necessário esperar um milagre para recuperar a saúde financeira. É suficiente reduzir certas despesas variáveis ou tentar aumentar os rendimentos. 

Imagine por exemplo, você pode encontrar um companheiro de quarto que o ajudará a pagar o aluguel ou optar por um lazer gratuito: bibliotecas, festivais, etc. Acima de tudo, evite empréstimos porque a situação pode piorar.

O método de 10%

De fato, tente guardar 10% do seu rendimento, eliminando despesas desnecessárias. Não pode fazer isso? Ainda guarde uma quantia fixa de sua renda a cada mês e use-a para liquidar suas dívidas. 

Uma vez que sua saúde financeira é recuperada, este hábito de viver um pouco abaixo da sua renda permitirá que você guarde.

Venda alguns bens ou negocie algumas dívidas

Você também pode vender alguns bens (automóvel, eletrônicos, etc.) e usar o dinheiro para pagar seus credores. Às vezes é mais fácil dizer do que fazer.

Se você tiver contas vencidas, entre em contato com seus credores rapidamente e tente negociar um contrato com eles. Eles podem adiar um pagamento ou reagendar sua dívida.

Se for uma dívida de serviço público, como eletricidade, a associação de consumidores em sua área provavelmente será capaz de ajudá-lo a chegar a um acordo.

como acabar com as dívidas
Como acabar com as dívidas Fonte: Canva Pro

Enfrente as dívidas mais caras e depois vá para as menores

Existem muitas estratégias para pagar suas dívidas. Uma delas é primeiro atacar a dívida com a maior taxa de juros, geralmente a dívida do cartão de crédito. Uma vez reembolsado, vá para outra e assim por diante. 

Outros especialistas aconselham dar prioridade à menor dívida. Então nos livramos do próximo e assim por diante. Segundo eles, essa fórmula seria encorajadora e incentivaria as pessoas a perseverar. No entanto, esta estratégia pode ser muito dispendiosa em termos de interesse.

Na verdade, não há motivos para haver controvérsia, o que interessa, de fato é que você estabeleça uma ordem! Não importa se você comece pelas menores ou pelas maiores, o que interessa é que você siga essa ordem que foi estabelecida. 

Gostou de saber mais sobre como acabar com as dívidas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Base Aprimorada Aqui