Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber!

computação em nuvem

Há algum tempo, a computação em nuvem, tornou-se uma grande parte de tudo o que os usuários fazem usando a Internet. É provável que, sem saber muito bem o que é, provavelmente estejamos fazendo uso de ferramentas e serviços que pertencem a esse campo.

A verdade é que toda vez que usamos serviços como Gmail, Hotmail, Google Drive, Dropbox, One Drive e similares, o que estamos realmente fazendo é nos conectar a um enorme conjunto de servidores que estão em algum lugar da Internet e, dessa forma, talvez sem saber, estamos fazendo uso de serviços em nuvem, seja como uma opção para armazenamento de conteúdo ou uso de aplicativos da web.

Ou seja, se geralmente usamos um site ou um aplicativo baseado na Internet para nossas tarefas diárias de computação, estamos usando computação em nuvem

Essa massificação de plataformas baseadas na Internet fez com que, nos últimos anos, a computação em nuvem se tornasse hoje um elemento indispensável em diferentes áreas, tanto pessoalmente quanto no trabalho e na empresa.

Para ajudar você a entender mais sobre a computação em nuvem, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

computação em nuvem

O que é computação em nuvem?

Apesar do fato de que, há alguns anos, a computação em nuvem conseguiu ganhar popularidade em todas as áreas, o que significa que ainda hoje os usuários usam esses serviços para, por exemplo, armazenar fotos pessoais em servidores remotos, a verdade é que surgiu da chamada Grid Computing, uma tecnologia que foi usada no final da década de 1990.

No entanto, não foi até o final de 2007 que a computação em nuvem começou a ser um método usado por usuários comuns para armazenar conteúdo na Internet em vez de em seu próprio computador.

Se voltarmos ainda mais no tempo, podemos ver como o e-mail foi realmente uma das primeiras plataformas usadas por usuários comuns no mundo que corresponde à computação em nuvem, já que, em suma, o e-mail é um exemplo mínimo de tecnologia de computação em nuvem.

Foram precisamente o e-mail, como Yahoo, Hotmail ou Gmail, que foram os primeiros passos da massificação de aplicativos em nuvem e, a partir de 2007, outros serviços foram adicionados, como aplicativos para processamento de texto, planilhas, apresentações e assim por diante.

Hoje, a computação em nuvem se tornou mais do que popular, não apenas em um nível pessoal para os usuários, mas acima de tudo para as empresas, que encontram muitas vantagens na computação em nuvem quando se trata de administração e controle de empresas.

Vantagens e desvantagens

Sem dúvida, uma das principais vantagens da computação em nuvem reside no fato de que ela nos permite ter acesso e disponibilidade ao nosso material digital pessoal e aos aplicativos da web que costumamos usar, de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenhamos em nossas mãos um dispositivo que possa se conectar à Internet.

Portanto, para muitos, o armazenamento em nuvem é algo como um disco rígido muito barato. Além disso, também é uma maneira muito simples de sincronizar conteúdo entre vários dispositivos, o que é, sem dúvida, outra vantagem dos serviços em nuvem.

Quanto às desvantagens, poderíamos basicamente dizer que não há nenhuma, embora a verdade seja que devemos mencionar que a única maneira de acessar os serviços em nuvem é por meio de uma conexão com a Internet, o que significa que, se não tivermos uma conexão disponível, não poderemos acessar aplicativos e conteúdo armazenados na nuvem.

Gostou de saber mais sobre a computação em nuvem? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

ÁREA DE DOWNLOAD

DOWNLOAD GTA SAMP ROLEPLAY