Controle financeiro: saiba como fazer o seu!

Controle financeiro Fonte: Canva Pro

O mês vai passando e às dívidas se acumulando… Mesmo que você pague tudo em dia, parece que o mundo está o tempo todo esperando para te dar uma rasteira e tirar o controle financeiro das suas mãos.

Naturalmente, as pessoas decidem então dedicar energia em lidar com esse problema e criar um controle financeiro que permita, não apenas pagar todas as contas e se organizar, mas também conseguir juntar dinheiro e até mesmo começar a investir em projetos para o futuro.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer um controle financeiro, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como fazer um controle financeiro?

1 – Organização

Sem dúvida, a maior parte das pessoas que têm problemas para controlar o lado financeiro são pessoas que falharam já no primeiro passo. A falta de organização é o maior inimigo do controle financeiro.

As pessoas não têm anotado a quantidade de dinheiro que estão ganhando e que deveriam gastar ou que estão devendo e qualquer descuido pode significar dívidas imensas.

Por isso, a primeira coisa que você tem que fazer é listar tudo o que você tem para ser pago. Comece pelas dívidas indispensáveis como aluguel e contas fixas como a conta de água, depois passe para às dívidas de longo prazo que você tiver no cartão.

Anote tudo o que você precisa gastar e o que você vai ganhar para saber exatamente onde deve ir cada centavo, mas não esqueça de separar o valor do lazer.

controle financeiro
Controle financeiro Fonte: Canva Pro

2 – As pequenas primeiro

Agora que você já se organizou, vem o momento de lidar com as dívidas. Normalmente as pessoas se complicam tentando pagar todas ao mesmo tempo.

Ou se concentrando em pagar pequenas partes de uma dívida grande sem conseguir completar ela e sem conseguir se livrar das menores que acabam aumentando muito. Por isso, a melhor estratégia é pagar as menores dívidas primeiro.

Pague as dívidas pequenas de uma por uma completamente e quando chegar nas maiores, você faz um acordo para pagar elas dentro do seu limite! Não se preocupe com as dívidas que você claramente não vai conseguir pagar.

3 – Só o necessário

Enquanto você estiver pagando suas dívidas, você certamente vai sentir vontade de comprar e gastar com coisas que pensando de maneira clara não são necessárias para a sua vida. Então é importante que você mantenha o controle e compre apenas o que for de fato necessário.

Lembre que você já separou o seu valor de lazer e se ele acabar, você vai ter que esperar até o mês seguinte.

Essa estratégia vai fazer com que você consiga não sair gastando dinheiro com coisas que você se arrependa e não crie dívidas novas que possam prejudicar o seu orçamento ao longo do tempo ou você vai estar jogando fora tudo o que já fez e vai acabar tendo que voltar ao primeiro passo.

controle financeiro
Controle financeiro Fonte: Canva Pro

4 – Promoções a valer

Para as coisas que são indispensáveis na sua vida e para os seus momentos de lazer, dê preferência às promoções! Você vai perceber que é bastante fácil encontrar um supermercado que não é o que você costuma comprar, mas que têm promoções melhores e que você vai conseguir economizar bastante.

Esse tipo de promoção é bem fácil de encontrar, então procure pela sua cidade. Já para os momentos de lazer, você vai descobrir que pode economizar muito se apenas fizer a mesma coisa em casa ou levar de casa: se você for à praia leve sua própria cerveja em um recipiente.

Você e sua família vão aproveitar igual pagando bem menos. Da mesma forma, deixe de lado os bares e chame seus amigos para beberem na sua casa comprando as bebidas em um depósito.

Gostou de saber mais sobre como fazer um controle financeiro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Imune com Efeito
Imune Sem Efeito