Diferenças entre Bitcoin e Bolsa de Valores

Diferenças entre Bitcoin e Bolsa de Valores

10 de maio de 2021 Off By Vivi

Se você tá aqui buscando entender as diferenças entre bolsa de valores e Bitcoin. Esse assunto é um assunto que dá uma confusão danada, porque apesar de serem assuntos bem diferentes, o Bitcoin está vindo com tudo influenciando até o resultado das empresas nas bolsas do mundo todo!

Bom, eu já vou dizer de cara: Bitcoin e Bolsa de Valores não tem nada a ver um com o outro. A única semelhança é a volatilidade de preços. Mas até nisso tem grandes diferenças. Pra começar, ações são pedaços de empresas. Quando você compra ações você vira sócio dessa empresa e quanto mais ações você tiver mais você tem poder frente aos outros acionistas.

Além disso, as ações agem de duas maneiras: se valorizando ao longo do tempo, que são as ações de crescimento; ou gerando dividendos que são as ações de valor. Isso quer dizer que elas distribuem o lucro obtido num determinado período entre os seus sócios acionistas, por exemplo, se você comprou ações de uma empresa que distribui dividendos tipo a Berkshire do Warren Buffett, você tem direito aos lucros distribuídos aos acionistas, o valor que você vai receber depende de quantas ações você tem e de quanto a empresa vai pagar de dividendos por cada ação.

Como Funciona com o Bitcoin

Com Bitcoin é completamente diferente. Primeiro que Bitcoin não é uma empresa. Bitcoin é uma rede computacional descentralizada. Não existe um dono, um CEO, um responsável pela rede, nenhuma B3 gerenciando e centralizando os sistemas de negociação como acontece no mercado tradicional.

O Bitcoin ele não precisa de tudo isso porque a rede dele se autorregula, se autofiscaliza, obedece protocolo de computação e códigos matemáticos que só vão funcionar se as regras forem seguidas.

Por isso que até hoje não existem falsificações na rede Bitcoin, a forma como ela foi projetada estimula as pessoas a colaborarem e não trapacearem a rede. Por isso não há um órgão central na rede Bitcoin, a rede é muito mais eficiente por ser descentralizada.

Bitcoin gera dividendos?

O Bitcoin não gera dividendos. Ele é uma moeda digital que é produzida por essa rede de computadores distribuída ao redor do mundo e por diversas características vêm se valorizando muito ao longo do tempo, fazendo com que cada unidade de Bitcoin vá ficando cada vez mais cara com o passar dos anos. Então, comprar Bitcoin é como comprar uma moeda como o dólar, o peso, o Euro, só que você tá comprando uma moeda de uma rede e não de um país específico.

E moedas não geram dividendos. É como o ouro ou a prata que se valorizam, ou não, de acordo com a percepção do mercado. O Bitcoin e as criptos são muito mais voláteis que o mercado de ações. Como não existe um banco central para regular o mercado ou dispositivos tipo ‘Circuit Breaks’ não tem como travar o preço caso caia demais.

“A volatilidade das criptos é ruim?”

Não é ruim! É a lei da oferta e demanda nua e crua. Assim como uma queda brusca pode assustar quem não está acostumado com esse mercado, também pode ser uma boa oportunidade de entrada pra quem estava esperando por ela. Por isso tudo, comprar uma fração de Bitcoin alguns ‘Satoshis’ é muito diferente de comprar uma ação de uma empresa.

Você tá comprando um pedacinho de uma rede bilionária que está crescendo exponencialmente e que não pode ser parada por ninguém. E é por isso que o Bitcoin vem se valorizando, ganhando inclusive de todas as bolsas de valores, moedas, metais e qualquer classe de ativos do mundo tradicional nos últimos dez anos.

E grandes gestores vêm percebendo esse descolamento do Bitcoin do mercado tradicional e estão começando a enxergar o Bitcoin como o ouro 2.0: digital e matematicamente mais escasso próprio ouro. A criação do Bitcoin vai impactar e muito no mercado de ações porque as empresas vão começar a ter Bitcoin nos seus caixas. Aliás, esse é um movimento que já começou, inclusive, e a subida de preços do Bitcoin vai consequentemente ter impacto no patrimônio dessas empresas.

Futuro do Mercado de Ações

Ano passado, agora 2020, a MicroStrategy que é uma empresa de tecnologia listada na NASDAQ, divulgou que converteu 425 Milhões de Dólares dos seus caixas em Bitcoin. Sabe qual foi o resultado disso? Ela valorizou três vezes mesmo então. E mesmo na alta que a gente está vivendo agora, eles seguem comprando moeda. Então conforme os gestores e países perceberem que empresas que possuem Bitcoin performam melhor no longo prazo, isso vai mudar drasticamente o ‘Valuation’ das empresas. Agora, tem uma questão que pouca gente tem falado e discutido que é o seguinte: as criptomoedas elas abriram as portas para Tokenização de ativos, que é uma representação digital de algo real que pode ser trocado livremente.

O futuro do Mercado de Ações está voltado para Tokenização e isso vai mudar completamente a forma com as operações funcionam hoje em dia. Mas as mudanças elas não são só em termos de Tokenização, toda a dinâmica do mercado começou a mudar com o surgimento do Bitcoin.

Ele acabou com as fronteiras geográficas e temporais do mercado. Isso porque o Bitcoin funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano e tá rodando há 12 anos sem parar! Já as bolsas de valores possuem horários estabelecidos, não funcionam fora do horário comercial, dependem do horário de abertura dos mercados de cada país e você não pode sacar as suas ações da corretora e colocar as suas ações sob sua própria custódia, por exemplo.

Veja Também: Como conseguir aumentar seu score

Qual a exchange mais conhecida no Brasil?

Já no mercado de cripto você transaciona seus criptoativos em uma exchange e pode sacar esses ativos e manter sob a sua própria custódia. A exchange mais conhecida aqui no Brasil é o Mercado Bitcoin onde você encontra Bitcoin, várias criptos e Digital Assets pra diversificar a sua carteira de ativos.

A gente deixa um link aqui na descrição do vídeo para te ajudar abrir a sua conta, é gratuito. E aí, deu para perceber que Bitcoin a bolsa de valores são mercados completamente diferentes e que de certa forma a moeda possibilitou a evolução do sistema financeiro como um todo?

Pois é, o Bitcoin ele possibilita a evolução do que a gente considera dinheiro moeda, Banco Central e permite que os ativos tradicionais evoluam para uma forma mais dinâmica de negociação.

E esse mundo que o Bitcoin destravou tá só no começo e ainda tem muito mais criptoativos para serem criados e não tem como não ficar mega empolgada aqui né com que vem pela frente!

Poderá ver o vídeo no Youtube Aqui
(Fonte: Mercado Bitcoin)

11/5/2021
Textura aqui

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈