Economia – EUA e Europa têm cenário positivo; Brasil deve aumentar mais os juros

Economia – EUA e Europa têm cenário positivo; Brasil deve aumentar mais os juros

28 de junho de 2021 Off By Vivi

Economia: No EUA o tema principal foi a política fiscal, o governo Biden finalmente conseguiu um acordo com alguns senadores, senadores tanto de republicanos quanto Democratas para avançar com seu pacote de infraestrutura.

Um pacote em torno de 1 trilhão de dólares que vai fazer investimentos em infraestrutura, água e banda larga. É visto pelo mercado como um importante impulso para que a economia americana continue crescendo depois da pandemia.

Um outro destaque nos Estados Unidos é a inflação, inflação continua pressionada, mas pressionada em um nível que não faz o banco central se apressar a subir as taxas de juros.

Na semana passada o banco central americano tinha se reunir e o mercado ficou com a sensação que ele poderia antecipar o início da alta de juros. Mas durante essa semana, principalmente nos discursos do presidente do Banco Central ele acalmou essas expectativas dizendo pra ficar tranquilo que ele vai demorar até começar a pensar em tirar os estímulos.

Por hora na visão do Banco Central ainda falta um tempo antes do Banco Central precisar começar a reduzir os estímulos monetários da economia.

Essa sinalização do Banco Central e aquele avanço do pacote de infraestrutura deixou o mercado mais tranquilo e nós tivemos uma semana com baixa volatilidade, melhora nos preços das commodities e melhora nos mercados acionários lá fora.

Indicadores de crescimento

Outro fator importante na economia Global tem sido os indicadores de crescimento, tem um indicador que é o indicador PMI. PMI é uma pesquisa feita com empresas onde se pergunta se a produção está melhorando, se os custos estão estão em ordem, se as encomendas estão acelerando, se as perspectivas de emprego tão melhorando.

Em geral essas sondagens mostraram que tanto nos Estados Unidos mas principalmente na Europa a economia está ganhando tração.

Mas tem um detalhe que tem preocupado muito que é a nova Cepa do coronavírus, que é a versão Delta.

Ela já ganhou espaço no Reino Unido, tem ganhado espaço em outros países da Europa e começa a preocupar. Então esse é um tema que tem que ser monitorado.

Aqui no Brasil o destaque também foi inflação e política monetária do Banco Central publicou a ata da reunião do COPOM da semana passada. E ele foi muito claro, vamos precisar subir juros ainda nas próximas reuniões. E possivelmente até acelerar o passo por vez de 0,75 tem sido passo de alta de juros recente, acelerar para um ponto percentual.

Inflação

A razão disso é que a inflação continua pressionada, não só pela alta de custo de produção Global. Mas também pelo recente choque de energia elétrica aqui no Brasil .

Porque a gente sabe que tem chovido muito pouco e os níveis de reservatórios estão baixos, então possivelmente a energia elétrica vai ficar até mais cara.

Nesse ambiente Banco Central deve continuar subindo a taxa de juros e pode até passar dos seis e meio que é a nossa projeção. E é o considerado o nível neutro ou seja pode ir para 7/ 7,6 ou 8% são níveis de juros que são importantes para reduzir a inflação lá na frente. (Fonte: XP Investimentos)

O outro tema relevante foi a aprovação final da MP da Eletrobrás é uma medida provisória que abre caminho para a privatização da empresa. Mas trouxe também aumento de custos e mudanças na forma como o setor está estabelecido.

Houve muito debate mas a nossa avaliação é que em linhas gerais esse foi o movimento positivo na economia.

E por fim mas agora no final da semana o governo mandou a segunda fase da sua reforma tributária a primeira ainda não foi votado está sendo discutido, que é a unificação do PIS e da cofins a primeira fase.

Mas eles mandaram agora segunda fase que é a revisão do Imposto de Renda, redução do Imposto de Renda pessoa física através do aumento da faixa de isenção. Compensado por um aumento de impostos sobre dividendos. Isso vai começar a ser batido do congresso como a primeira fase e a nossa expectativa é que vai demorar bastante para ser aprovado.

Se for aprovado nesse mandato. Por ora os mercados acreditam que a reforma tributária vai continuar sendo batida mais votar mesmo provavelmente só no próximo governo. STN INFERNUS

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈RESGATAR RECOMPENSA