Editor de vídeo: saiba tudo sobre essa profissão

editor de vídeo
Editor de vídeo Fonte: Canva Pro

Com a publicidade em vídeo cada vez mais presente nas redes sociais, um editor de vídeo tem sido cada vez mais solicitado no mundo digital.

Existem oportunidades de trabalho freelancer para essa profissão, bem como contratos de trabalho fixos. Você escolhe a melhor opção!

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a profissão de editor de vídeo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que faz um editor de vídeo?

A partir da imagem e do material sonoro fornecidos por jornalistas, cinegrafistas e engenheiros de som, um editor de vídeo, fazem de pequenas partes de vídeo, uma arte. Eles aconselham o cliente em questões de design, dramaturgia, imagens, técnica e ritmo de edição.

O espectro de trabalho de um editor de vídeo vai desde a cobertura atual de transmissões de revistas, programas esportivos, documentários, séries e longas-metragens até produções multimídia.

No trabalho, os editores de vídeo operam uma variedade de softwares de edição Eles estão familiarizados com as suas habilidades técnicas e usam a rede cada vez mais complexa de forma eficaz. Eles conhecem as tendências atuais da linguagem visual e as utilizam no design das contribuições.

Em um primeiro passo, sequências de imagens são selecionadas, importadas, ordenadas, encurtadas e remontadas. Os fragmentos criam um todo coerente que atende a certos requisitos estéticos. 

Posteriormente, elementos gráficos, como títulos, são animados e inseridos, as sequências individuais são corrigidas e as contribuições de imagens prontas para transmissão são definidas como música e mixagem.

Os editores de vídeo geralmente precisam trabalhar em uma data de transmissão específica sob grande pressão de tempo. Isso requer uma técnica experiente e uma capacidade de tomada de decisão rápida. 

Qual o salário de um editor de vídeo?

O salário de um editor de vídeo é muito variável. Depende da forma como o profissional trabalhar: para empresas ou de forma autônoma. 

Em empresas, o salário varia entre R$2.000 a R$4.500. Contudo, se o profissional tiver clientes frequentes como freelancer, pode considerar ganhos muito acimas desses valores. 

editor de vídeo
Editor de vídeo Fonte: Canva Pro

Como se tornar um editor de vídeo?

Em suma, existem diferentes cursos online, com diferentes cargas horarias que você pode fazer para se tornar um editor de vídeo.

O elemento mais importante de sua educação é o programa de edição com o qual você trabalha. Você será apresentado aos diversos recursos do programa e aprenderá a aplicá-lo ao seu trabalho. Com a ajuda de um roteiro ou sinopse, você prática colocando as muitas sequências diferentes em uma sequência lógica, encurtando-as e juntando-as.

Também sobre o assunto do som, você aprenderá tudo que vale a pena conhecer: o som e a imagem devem estar sincronizados entre si. 

Se o som estiver muito alto ou muito baixo, ou se desaparecer no final, você aprenderá a editar a trilha sonora de acordo. Você sempre procura músicas adequadas e as adiciona de maneira melancólica em seu filme.

De fato, um programa de edição digital também fornece vários efeitos que você pode aplicar ao seu filme. Você pode ocultar cortes com uma íris preta e torná-lo mais agradável para o espectador. 

Além disso, você pode editar uma imagem diretamente no programa de edição para conseguir um efeito particularmente artístico. Como um editor de vídeo, você pode ter sequências mais rápidas ou mais lentas ou até mesmo executar o vídeo do final para o começo.

editor de vídeo
Editor de vídeo Fonte: Canva Pro

Oportunidades de trabalho como editor de vídeo

Após ter feito alguns cursos sobre o assunto, você deve praticar. Em seguida, pode começar a buscar alguns trabalhos em plataformas freelancer, que conectam você com o cliente em potencial que precisa do seu serviço.

Contudo, é muito importante que você esteja em constante desenvolvimento como um editor de vídeo. Todos os anos, novos softwares são lançados e é preciso que você se atualize e adquira habilidades para mexer neles.

De fato, depois de alguns trabalhos e a criação de um portfólio, você pode até tentar um trabalho fixo em uma empresa. Esse tipo de trabalho é facilmente feito em casa, mesmo que haja um contrato de trabalho, onde você pode fazer suas horas e apreciar o tempo com a sua família.

Gostou de saber mais sobre a profissão de editor de vídeo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

whatsapp imune aqui