Empréstimo pessoal : como conseguir taxas menores?

empréstimo pessoal 
Empréstimo pessoal  Fonte: Canva Pro

Em tempos de crise, pedir um empréstimo pessoal é a alternativa que milhares de brasileiros encontram para quitar suas dívidas ou mesmo realizar sonhos! Contudo, muitas pessoas veem o empréstimo como algo ruim.

Mas a verdade é que ele pode ser muito bom, principalmente nos casos de dívidas, onde as pessoas acabam conseguindo eliminar a que tem maior juros.

Apesar de toda a facilidade que pedir um empréstimo pode ter hoje em dia, é muito importante pesquisar bastante antes de fechar com qualquer instituição! Tudo isso atrás de uma única coisa: as taxas de juros mais baixas.

Pagar juros altíssimos pode não ser uma boa saída! Por isso, procurar locais que te oferecem bons números, nesse sentindo, é essencial para não perder dinheiro e economizar.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como conseguir um empréstimo pessoal com baixas taxas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Afinal, como encontrar um empréstimo pessoal com taxas mais baixas?

1 – Compare alternativas 

Nunca feche antes de consultar pelo menos mais dois ou três lugares! Se você for pelo desespero, possivelmente vai encontrar a solução mais cara, e não é esse o seu intuito, né?

Por conta disso, fazer simulações e comparar diferentes propostas do mercado é fundamental! Durante esse processo, tente esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas as taxas totais, dessa forma, você vai ter uma maior visualização de todo o processo.

empréstimo pessoal 
Empréstimo pessoal  Fonte: Canva Pro

2 – Diminua o prazo para reembolso

Você sabia que quanto mais tempo você demorar para reembolsar o seu crédito para a instituição financeira, mais juros você vai pagar? E dessa forma, maior vai ser o valor do seu empréstimo no final.

Por isso, se você deseja encontrar em empréstimo pessoal que te ofereça taxas mais baixas, o ideal é conseguir pagar em um prazo menor! 

Por exemplo, se você decide fazer um crédito no valor de 5.000 reais, com uma taxa anual de 9%, e resolve pagar isso em três anos, no final você vai pagar cerca de 821 reais de juros! 

Porém, se você pedir o mesmo valor, mas ao querer pagar em um ano a mais, os juros já vão ultrapassar os mil reais.

Por isso, tente sempre pagar em um menor tempo, para conseguir taxas mais baixas! E claro, tente sempre ter cuidado! Para o banco é muito mais vantajoso que você pague em um tempo maior, por exemplo.

3 – Escolha a taxa de juros mais baixa

Quando você está comparando diferentes propostas, você deve sempre analisar as taxas que estão associadas! Portanto, quanto menor essa taxa for, melhores serão as condições financeiras do crédito!

Essa informação você vai poder encontrar nos documentos do banco. Geralmente eles apresentam a taxa de juro nominal, que vai representar o custo associado aos juros, e a taxa anual, que são os encargos efetivos que vão incluir o custo total do seu empréstimo.

Além disso, vão ter as taxas de encargos e de seguros contratados, geralmente essas taxas são fixas, mas é interessante confirmar!

empréstimo pessoal 
Empréstimo pessoal  Fonte: Canva Pro

4 – Fique atento as comissões 

Como uma regra geral da maioria das instituições, quando você contrata um crédito, você deve pagar comissões! Essas comissões podem vir de diferentes nomes, como abertura do processo, finalização do processo, entre outras coisas.

Essas taxas serão pagas por você quando o contrato é fechado. Além disso, tem as comissões que serão pagas no início do processo, além das comissões mensais que podem estar incluídas na prestação.

Acontece que cada instituição vai trabalhar de uma forma com essas taxas, algumas colocando mais taxas que outras, por exemplo! Por isso, você deve saber de forma clara e detalhada quais comissões você vai pagar ao fechar o contrato com aquela instituição. 

Gostou de saber mais sobre como conseguir um empréstimo pessoal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você! App de Sensi aqui

Whatsapp imune aqui