Energia eólica: tudo o que você precisa saber!

energia eólica

Desde os tempos antigos, o homem já foi capaz de tirar proveito de diferentes recursos naturais, como o vento, então a chamada energia eólica já era usada há séculos, quando o uso do vento era aplicado para mover navios movidos a velas e até mesmo diferentes tipos de máquinas através de moinhos.

A verdade é que, por muitas décadas, nenhuma importância maior foi dada ao resto das aplicações em que a energia eólica poderia ser usada, e foi somente no início da década de 1980 que sociedades e governos de quase todo o mundo começaram a busca de energias alternativas, entre as quais a energia eólicaocupou um lugar de preponderância até hoje.

Desta forma, a indústria de fabricação de turbinas eólicas foi promovida em grande parte do mundo, que, embora já tenham sido inventadas na década de oitenta do século passado, a verdade é que hoje eles estão em seu esplendor máximo, porque conseguiram evoluir enormemente.

Para ajudar você a entender mais sobre a energia eólica, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

O que é energia eólica?

Para entender de onde vem a energia eólica, você tem que levar em conta, em primeiro lugar, o sol. É a radiação solar que, ao aquecer o ar, a terra e o mar, causa o vento, um elemento-chave na geração desse tipo de energia renovável. 

Quando o ar está em movimento, ele produz energia cinética que é usada por turbinas eólicas, instaladas em terra ou no mar, para transformar o vento em eletricidade e, portanto, produzir essa fonte de energia de forma sustentável.

Como funcionam as turbinas eólicas?

É claro que, para ter uma ideia de como essas turbinas funcionam, a primeira coisa que precisamos saber é o que é energia eólica e, nesse aspecto, podemos dizer que é um tipo de energia renovável que deriva do vento. 

Para poder coletar e usar essa energia, vários métodos foram desenvolvidos ao longo do tempo, incluindo moinhos de vento, turbinas eólicas, velas e outros.

É importante notar que a energia criada através do uso do vento é considerada uma das formas mais limpas de energia, porque o vento é um recurso totalmente renovável e inesgotável. 

É por isso que dentro de seu uso está a possibilidade de coletar energia e transformá-la, ou usá-la diretamente, como é o caso dos veleiros.

No caso da operação das turbinas eólicas bem conhecidas, o processo realizado pelo vento faz com que as turbinas girem e, dessa forma, a eletricidade é gerada. 

Essa eletricidade pode ser transportada para fora do espaço em que foi coletada, para que seja possível fornecer energia eólica mesmo remotamente.

Instalação e custos de turbinas eólicas

No que diz respeito à sua instalação, essas turbinas eólicas podem ser colocadas em diferentes locais estratégicos, geralmente procurando aqueles espaços onde se sabe com certeza que há muito movimento do vento, a fim de aproveitar ao máximo o sistema.

No entanto, os custos na obtenção de energia eólica ainda são altos, já que, por um lado, a construção de turbinas eólicas requer materiais e recursos caros e, ao mesmo tempo, também se torna caro transportar essas turbinas para o espaço em que serão colocadas, bem como sua instalação.

Por outro lado, para aproveitar ao máximo essa energia renovável, é necessário construir parques eólicos, o que requer o uso de vastas áreas de terra.

No entanto, a energia eólica é atualmente considerada uma das alternativas mais adequadas e melhores para a geração de energia, no que poderia ser o substituto definitivo da energia nuclear em um futuro não muito distante.

Gostou de saber mais sobre a energia eólica? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

👇Área de Download👇

APK + DATA AQUI