Entre os vários tipos de energias sustentáveis que são amplamente discutidos hoje, a chamada energia geotérmica é mencionada em várias ocasiões, já que, como vem da Terra, muitos assumem que é energia renovável, mas a energia geotérmica é realmente uma fonte de energia renovável?
Em princípio, para responder a essa preocupação, devemos saber o que é energia geotérmica, que em geral se refere à energia que é emitida pela Terra, ou seja, que vem do magma e do decaimento radioativo de urânio, tório e potássio.
Nesse sentido, devemos levar em conta que o magma é mantido a uma temperatura muito alta como resultado do constante e enorme atrito e pressão encontrados na área do subsolo da terra.
Para ajudar você a entender mais sobre a energia geotérmica, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
O que é energia geotérmica?
A energia geotérmica é uma energia “quase” renovável que se aproveita do fenômeno de que a Terra irradia calor de seu centro.
Ela faz isso há 4,5 bilhões de anos e, quanto mais profundas as camadas, mais quente é. Na verdade, o centro da Terra atinge temperaturas semelhantes às da superfície do sol (cerca de 5.500 graus Celsius).
Essa energia na forma de calor é inesgotável e está sempre disponível. Em sua forma mais básica, já tem sido usada desde os tempos antigos para aproveitar seu calor. No entanto, esse não é o seu único uso.
Além de aquecer diretamente, com ela você pode gerar eletricidade ou aproveitar outros processos, como dessalinização de água.
Como você obtém energia geotérmica?
Para realizar o processo de extração de energia geotérmica, através da captura do calor emitido pela terra, geralmente é usado um sistema que inclui uma bomba de água que transfere essa água através de grandes tubos até atingir a fonte de calor.
Uma vez lá, a água pode ferver, de modo que é então condensada e devolvida novamente através do circuito, com o qual a energia é gerada instantaneamente.
A verdade é que, se tubos fortes e profundos forem usados, seria possível obter uma fonte inesgotável de energia elétrica, mas a tecnologia atual ainda não permite isso.
De qualquer forma, dependendo dos procedimentos que devem ser realizados e dos elementos envolvidos no processo de extração de energia geotérmica, poderíamos dizer que esse tipo de energia não é realmente estritamente renovável, assim como a energia solar, eólica ou hidrelétrica.
Só seria possível tornar essa energia verdadeiramente renovável se o homem pudesse acessar as rochas fundidas mais profundas da Terra, com cerca de 90 quilômetros de profundidade, logo abaixo das placas tectônicas, onde se estima que existam temperaturas entre 650 e 1200 graus Celsius, mas devemos levar em conta que até agora o furo perfurado mais profundo não ultrapassou 13 quilômetros.
Assuntos atuais e futuro
Embora esse tipo de energia tenha a peculiaridade de ser encontrada em qualquer lugar do nosso planeta, a verdade é que ela não é considerada tão limpa ou tão sustentável quanto a energia solar.
No entanto, é usada em muitas partes do mundo, onde eles obtêm parte da energia elétrica que é distribuída a partir da energia geotérmica, através de plantas de produção estrategicamente localizadas.
De acordo com a estimativa dos especialistas, a energia geotérmica é muito promissora, especialmente na futura criação de plataformas que permitam o uso de energias renováveis de diferentes fontes, unindo energia solar, eólica e geotérmica, para substituir quase completamente o uso de combustíveis fósseis e energia nuclear.
Gostou de saber mais sobre a energia geotérmica? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Área de Download
APK 2.0 Aqui
DATA MALI aqui
DATA ADRENO aqui
DATA POWER VR aqui