Embora, devido à semelhança dos termos, a energia solar térmica seja frequentemente confundida com a energia solar, a verdade é que ambas têm diferenças notáveis.
Isso porque, em princípio, a energia solar é aquela em que a luz solar é usada para produzir energia elétrica, enquanto esse tipo de energia consiste em uma forma de energia na qual o sol é usado para produzir calor, que é então usado em diferentes plataformas.
Apesar de ser um tipo de energia renovável que pode ter se tornado mais difundida nos últimos anos, desde que empresas e governos em todo o mundo começaram a se preocupar com o bem-estar do meio ambiente, a verdade é que a energia solar térmica tem sido usada por pessoas há milhares de anos.
É claro que, graças à tecnologia moderna, os usos dessa tecnologia se expandiram significativamente, uma vez que isso permitiu um crescimento exponencial nas aplicações em que o calor que emana do nosso rei estrela pode ser usado.
Para ajudar você a entender mais sobre a energia solar térmica, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
O que é energia solar térmica?
A energia solar térmica consiste na transformação da energia solar em energia térmica. É uma forma de energia renovável, sustentável e ecologicamente correta.
Essa maneira de gerar energia pode ser aplicada em residências e pequenas instalações e em grandes usinas de energia.
Existem três tipos:
- Usinas de alta temperatura são usadas para gerar eletricidade. Elas trabalham com temperaturas acima de 500 oC (773 Kelvin).
- As usinas de temperatura média funcionam com temperaturas entre 100 e 300 graus Celsius.
- Instalações de baixa temperatura são comumente usadas em residências. Elas trabalham com temperaturas abaixo de 65 graus Celsius.
Um pouco de história
Entre os usos mais antigos da energia solar térmica, podemos encontrar a chamada secagem solar, que consiste em uma técnica que aproveita o calor do sol para a preservação dos alimentos, ou seja, o processo de secagem dos alimentos é realizado para que durem mais tempo.
Com o tempo, a inovação tecnológica tornou possível trazer os famosos fornos solares para as casas, que usam precisamente esse tipo de energia para permitir que os alimentos sejam cozidos.
Até mesmo algumas empresas internacionais que produzem produtos lácteos começaram a implementar o uso do calor solar para o processo de pasteurização há anos.
Usos da energia solar térmica hoje
A energia solar térmica também é usada para a destilação de fluidos, como a água, e ao mesmo tempo pode ser usada em sistemas de aquecimento para residências, por exemplo, usando água aquecida.
Mesmo que seja um paradoxo, essa energia pode ser usada em sistemas de refrigeração, ou seja, usando calor para resfriar, por meio de um processo conhecido como resfriamento evaporativo, no qual a água líquida evapora.
É claro que, da mesma forma que com a energia solar, o calor do sol em sua forma de energia solar térmica pode ser usado na geração de eletricidade, embora para isso seja necessária uma base tecnológica específica, o que até agora é muito caro.
Isso ocorre porque, para coletar calor suficiente do sol para produzir energia elétrica, torres e painéis reflexivos de diferentes tipos devem ser usados, estrategicamente localizados em áreas do planeta onde uma grande quantidade de sol é recebida permanentemente, a fim de poder coletar esse calor do sol e, em seguida, realizar o processo de concentração, para finalmente produzir eletricidade que possa atender às necessidades energéticas.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!