Google: conheça a história completa

Google Fonte: Canva Pro

Google começou como um projeto universitário em 1995 por dois estudantes de Stanford: Larry Page e Sergey Brin. 

Sua primeira grande ideia foi criar um mecanismo de pesquisa a partir do qual as pessoas pudessem acessar as informações armazenadas na web e, a partir daí, a quantidade de produtos e inovações que criaram é absolutamente incrível.

Falar sobre a história do Google é se referir a uma empresa que marcou o modo de vida de milhões de pessoas há uma década e meia. Por exemplo, muitas pessoas agora usam os operadores de pesquisa do Google para encontrar o que querem mais facilmente.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a história do Google, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quando o Google apareceu? Da ideia a uma primeira versão

Larry Page e Sergey Brin se conheceram em 1995, quando tinham 24 e 23 anos, respectivamente, em um ato organizado pela Universidade de Stanford.

Ambos tinham um objetivo comum: obter informações relevantes a partir de uma quantidade significativa de dados. Em janeiro de 1996, eles começaram sua colaboração em um mecanismo de busca chamado BackRub. Este era o nome que o Google tinha inicialmente.

Larry começou a trabalhar em como obter um ambiente de servidor que funcione com PCs low-end, onde não era necessário máquinas poderosas para funcionar.

Um ano depois, a tecnologia usada pelo BackRub para analisar links estava começando a ser conhecida em todo o campus, ganhando uma grande reputação. Era a base sobre a qual o Google seria construído.

Origem do nome atual

De fato, o nome vem de um trocadilho com o termo “googol”, cunhado por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para se referir ao número representado por um 1 seguido de 100 zeros. 

O uso do termo reflete a missão da empresa de organizar a imensa quantidade de informações disponíveis na web e no mundo.

Google
Google Fonte: Canva Pro

Como foi fundado o Google? Os primeiros cem mil dólares

De fato, durante os primeiros meses de 1998, Larry e Sergey continuaram a trabalhar para aperfeiçoar a tecnologia de pesquisa que haviam desenvolvido.

Em suma, eles usaram seus dormitórios como data center e escritórios. Com essa infraestrutura, eles começaram a procurar investidores para ajudá-los a financiar suas novas tecnologias, superiores a todas as que existiam até o momento.

De fato, apesar da febre da “dotcom” na época, Larry e Sergey tinham pouco interesse em criar uma empresa própria, cujo negócio era o mecanismo de busca que haviam desenvolvido.

Entre esses potenciais investidores estava David Filo, um amigo dos dois e um dos fundadores do Yahoo! A Filo os encorajou a desenvolver o projeto por conta própria, criando uma empresa baseada em mecanismos de busca quando ele foi totalmente desenvolvido.

Embora o potencial que tinha fosse enorme, eles encontraram a recusa de muitos portais, que consideravam o fato de ter um bom mecanismo de busca como algo secundário aos seus objetivos.

Portanto, eles tomaram a decisão de iniciar o projeto e procurar capital para sair dos quartos e terminar de pagar por todo o material que compraram para os servidores. Eles fizeram um plano de negócios e foram em busca de investidores.

Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Microsystems, viu imediatamente que o Google tinha um enorme potencial. Eles só podiam mostrar a ele uma pequena demonstração, mas foi o suficiente para ele dar imediatamente um cheque no valor de US$ 100.000, em nome da Google Inc.

Mas um pequeno problema surgiu: ainda não havia uma empresa chamada Google Inc., então eles nem podiam descontar o cheque! Algumas semanas depois, eles decidiram procurar novos investidores entre familiares, amigos e conhecidos para iniciar a empresa.

Google
Google Fonte: Canva Pro

Como o Google se tornou uma empresa sólida?

Em 7 de setembro de 1998, a Google Inc. já tinha seus próprios escritórios em Menlo Park, Califórnia, um luxo em comparação com a situação em que estavam até então. 

O Google.com, ainda em fase beta, tinha cerca de 10.000 pesquisas todos os dias. A imprensa estava começando a falar sobre o novo mecanismo de busca e seu excelente funcionamento.

Em 1999, eles obtiveram US$ 25 milhões de dois grandes investidores: Sequoia Capital e Kleiner Perkins Caufield & Buyers.

Os modestos escritórios já eram pequenos para todos os gerentes e funcionários do Google, então eles se mudaram para o Googleplex, a atual sede do Google em Mountain View, Califórnia.

De fato, novos e importantes clientes chegaram pouco a pouco: a AOL/Netscape, que escolheu o Google como seu serviço de mecanismo de busca, fazendo com que ele excedesse 3 milhões de pesquisas por dia.

Em suma, o que começou como um projeto universitário já era uma grande empresa com um crescimento impressionante. Em 21 de setembro de 1999, a tag que a identificou como uma versão beta desapareceu definitivamente do Google.com.

Gostou de saber mais sobre o Google? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você! App de Sensi Aqui