Investir dinheiro: 5 dicas que podem lhe ajudar!

 investir dinheiro
Investir dinheiro Fonte: Canva Pro

Começar a investir dinheiro pode ser simples e acessível se você fizer isso com as informações em mãos e conhecer bem cada passo que é dado. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como investir dinheiro, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

5 dicas para investir dinheiro que podem lhe ajudar!

1. Planeje o investimento

A primeira dica é estabelecer o roteiro a ser seguido durante o momento em que o dinheiro é investido ou, pelo menos, as primeiras decisões que serão tomadas. 

Por exemplo, teremos que pensar em quanto tempo não será possível usar esse dinheiro investido. 

Também deve ser sabido que os melhores resultados de investimento, se você não é um usuário muito experiente nos mercados, ocorrem com um longo horizonte de tempo (a partir de três ou cinco anos).

Da mesma forma, é necessário saber que todo o dinheiro economizado nunca deve ser investido, mas que uma parte deve ser investida e outra parte desse dinheiro deve ser deixada em um produto seguro e líquido, como uma conta poupança. 

Também não devemos investir o dinheiro que será necessário em pouco tempo e, além disso, devemos sempre ter um fundo de emergência disponível para qualquer evento imprevisto que possa surgir.

2. Escolha produtos não complexos

Depois de começar a ler sobre o assunto do investimento, muitos nomes de entidades e tipos de produtos aparecerão onde o dinheiro pode ser colocado. 

De fato, produtos complexos são mais recomendados para pessoas com experiência no setor, que podem tomar decisões complexas por conta própria e que têm a experiência necessária para entender os mercados e seus mecanismos. 

Produtos não complexos (como fundos de investimento, fundos indexados ou ações) são mais fáceis para iniciantes entenderem.

Em suma, agora, existem empresas que permitem contratar portfólios compostos por vários fundos, principalmente indexados, e que ajudam o cliente a escolher o portfólio que melhor se adapte ao seu perfil de risco. 

 investir dinheiro
Investir dinheiro Fonte: Canva Pro

3. Preste atenção ao risco e à lucratividade

Anexados aos produtos estão os conceitos de risco e lucratividade. Deve-se ter em mente em todos os momentos, antes de contratar um produto, que quanto maior o risco assumido, maior a lucratividade potencial. 

Também é interessante analisar a rentabilidade histórica do produto, embora isso não seja uma indicação do futuro. Cada investidor terá que avaliar se prefere correr mais riscos para ganhar mais ou se prefere um produto menos arriscado e potencialmente menos lucrativo.

No caso de investidores com muita aversão ao risco, você pode optar por produtos de investimento de baixo risco e, além disso, combiná-los com produtos de poupança garantidos.

4. Procure as comissões mais baixas

Um ponto chave também é procurar as comissões mais baixas para o produto que você deseja contratar. 

Por exemplo, se você quiser comprar algumas ações através de um corretor on-line, é até possível zerar as comissões. Por outro lado, para as mesmas ações de outra entidade, eles podem cobrar taxas de venda e custódia por mantê-las.

 investir dinheiro
Investir dinheiro Fonte: Canva Pro

5. Controle as emoções

De fato, não se esqueça de controlar as emoções. Durante o tempo em que o dinheiro é investido (o que provavelmente levará vários anos), o mercado terá altos e baixos e, portanto, o dinheiro também aumentará e diminuirá. 

Em suma, a coisa mais aconselhável para investidores inexperientes é, como indicado acima, propor um horizonte de tempo de longo prazo, ser paciente e respeitar a estratégia inicial.

Gostou de saber mais sobre como investir dinheiro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

whatsapp Imune aqui