
No dia 7 de setembro, a Apple apresentou seus novos modelos de smartphone com o iPhone 14, além da nova linha de relógios inteligentes Apple Watch Series 8 e os também novos Air Pods Pro 2a Geração. E como vem sendo normal nesses lançamentos, a empresa também apresentou o novo sistema operacional que acompanhará os novos iPhones, o iOS 16.
Desde 12 de setembro está disponível para download para todos os usuários. Desta forma, qualquer pessoa que tenha um iPhone compatível poderá baixar e instalar este novo sistema operacional no seu dispositivo.
Se você quer saber mais sobre o iOS 16, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
Quais dispositivos são compatíveis?
A primeira coisa para poder baixar o iOS 16 é ver se o seu iPhone é compatível com ele. Aqui está a lista com os iPhones compatíveis:
- iPhone SE 2 e iPhone SE 3.
- iPhone 8 e 8 Plus.
- O iPhone X e XR.
- iPhone XS e XS Max.
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max.
- O iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max.
- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max.
Obviamente todos os modelos do iPhone 14 são compatíveis e já vêm com o sistema operacional pré-instalado.
Dicas antes de atualizar
A partir do dia 12 de setembro, todos os usuários com um iPhone compatível poderão começar a instalar este novo sistema operacional. Mas antes de atualizar seu dispositivo você tem que levar em conta alguns aspectos.
A primeira coisa, e esta é uma recomendação, é fazer backup do dispositivo caso algo aconteça e você tenha que reiniciar o iPhone, desta forma você não perderá tudo.
Por sua vez, antes de instalar o iOS 16, você tem que ter certeza de que tem espaço suficiente no seu iPhone, com cerca de 20-25 GB de espaço livre você terá suficiente.
Para terminar também recomendamos que memorize ou anote em algum lugar a senha do seu Apple ID, pois terá de a introduzir várias vezes.

Quais as principais novidades do iOS 16?
Uma tela de bloqueio mais personalizada
De fato, entre as principais novidades do iOS 16, destaca-se a capacidade de personalizar a tela de bloqueio com widgets – microaplicações que facilitam o acesso a certas funções do celular – e mudanças nas fontes.
Para testar esta função, você deve pressionar a tela de bloqueio e clicar no símbolo «+» que aparece no canto inferior direito do painel.
Além de selecionar a fonte e a cor da data e hora, é possível adicionar widgets para consultar de relance todo o tipo de informações: do tempo à bateria do Apple Watch, passando pela hora em outros lugares do mundo, alarmes, dados da bolsa ou os próximos eventos programados no calendário.
De fato, como fundo desta tela, o usuário pode escolher uma foto específica, uma seleção de imagens aleatórias de sua galeria ou uma animação que ele faz em um determinado lugar. Por exemplo, algumas nuvens cinzentas em um dia nublado.
Também é possível dar às fotos um efeito de profundidade que coloca as pessoas que aparecem nelas em primeiro plano, cobrindo parcialmente a hora da tela de bloqueio. Esta função é bastante atraente, especialmente se você escolher um retrato.

Notificações menos irritantes
Em suma, ocasionalmente, as notificações cobrem toda a tela de bloqueio do iPhone. Com o iOS 16, isso muda: agora elas se deitam ligeiramente para a parte inferior.
Lembretes para tomar medicamentos
De fato, o aplicativo Saúde lança a função “medicação”. Como explica a Apple, destina-se a “controlar e gerir os seus medicamentos, vitaminas e suplementos, permitindo-lhe criar listas, horários e lembretes personalizados, bem como consultar o registo das tomadas ao longo do tempo”.
O usuário pode indicar o nome do medicamento, sua apresentação (por exemplo, se é uma pílula, um líquido, um creme, um inalador ou uma injeção), a concentração e em quanto tempo ele deve tomar.