Jogos online podem ser porta de entrada para cibercriminosos

Jogos online podem ser porta de entrada para cibercriminosos

1 de setembro de 2021 Off By Vivi

O tempo gasto em jogos online aumentou significativamente durante a pandemia de covid-19.

E com isso também aumentou o número de ataques contra jogadores. Um levantamento recente mostra que o setor foi o que teve maior crescimento no índice de ataques hackers desde o ano passado.

O número de ciberataques contra os gamers cresceu mais de340% desde o começo da pandemia do novo coronavírus isso é o que aponta o relatório divulgado recentemente pela empresa de segurança digital akamai.

A indústria dos videogames como um todo sofreu mais de 240 milhões de Cyber ataque de aplicações web no ano de 2020.

Uma das principais fontes desse tipo de malware está nos jogos para dispositivos móveis que permitem que os usuários comprem skins, melhorias de personagem em níveis adicionais nos games.

Entre os tipos de ataques detectados 59% foram da categoria SQL injection que chega a ser aproveitado de falhas de configuração ou vulnerabilidades em bancos de dados para aplicar comandos que possam levar a obtenção de dados em segundo lugar.

Jogos Online

Está inserção de arquivos maliciosos no servidores seguido das tentativas de cross-site scripting e esses ataques permitem a execução de códigos a partir de sites e soluções legítimas de forma a enganar quem acessa.

Os hackers roubam informações dos usuários como endereços de e-mail, senhas, detalhes de login e até informações sobre geolocalização, isso tudo pode acabar sendo vendido para outros criminosos em mercados paralelos.

Não podemos considerar que todos os games online seja uma porta de entrada, como que funciona o processo?

Quanto mais aplicativos nós temos instalados no computador ou no meu celular, esses aplicativos eles podem estar vulneráveis.

Por diversas vulnerabilidades, o que a gente tem que pensar é como atacante vai pensar em fazer o ataque contra esses jogadores?

Ou seja o que está mais em alta, o que está gerando mais valor monetário, mais dinheiro? Sem dúvidas são os jogos.

Devido a pandemia os jogos acabaram tendo uma respectiva maior de uso pelos Gamer e evidentemente os atacantes estão direcionando esses ataques para esses aplicativos.

Portanto quanto mais jogos temos mais portas de entrada são suscetíveis de estarem vulneráveis para que esses games possam ser atacados.

Ataques Hackers

As empresas que tem esse jogos, elas podem ser responsabilizados por essa possibilidade de ter essa invasão hacker ou não?

Sim as empresas elas tem que ter responsabilidade sobre isso, porque o desenvolvimento do jogo é responsabilidade da empresa.

Os jogos são um serviço que elas vendem, mesmo que o jogo seja de forma gratuita e os usuários normalmente acesso essas plataformas de maneira a logar, ou seja, a pessoa cria um usuário e senha e ela faz uso daquele serviço.

Então sim a empresa tem que pensar no processo de desenvolvimento seguro daquele jogo e proporcionar também segurança aos usuários.

Ou seja, proporciona chave de segurança para que os usuários possam usar cada vez mais esses conceitos de segurança no dia a dia deles. Para que o uso da plataforma seja para diversão e também com segurança.

Quais os cuidados que os usuários de jogos online devem ter nessas plataformas?

Toda a plataforma tanto de games quanto de qualquer outro aplicativo o usuário tem que usar todas as formas de segurança que a plataforma puder oferecer.

As principais delas são senhas fortes, ou seja, o usuário sempre tem uma senha forte que ele possa utilizar usando letras, números e caracteres especiais acima de 10 dígitos seria o primeiro ponto.

Segundo usar múltiplos fatores de autenticação, o duplo fator de autenticação o que é isso?

É um tokem ou seja na hora que você vai logar na plataforma ela vai te pedir uma contra a senha, como se fosse um código e você vai imputar.

A maioria dos jogadores utilizam plataformas que eles precificam itens. E esse é o principal alvo dos atacantes porque um item que você tem que conquistar jogando muito, as vezes você pode comprar na plataforma.

Isso pode ser revendido na plataforma também portanto isso envolve dinheiro. No ato dessa venda o jogador tem que se preocupar em usar a sua dupla autenticação para validar realmente a venda.

Um dos principais ataques que acontece é quando o atacante se passa pelo comprador daquele item na plataforma.

Então ele manda um e-mail, com a mesma cara da plataforma para aquele alvo ou seja pro gamer.

E se ele não prestar atenção ele vai cair, por isso o uso da dupla autenticação. Para que toda vez que ele for transacionar ele se preocupe em validar que aquele item que está sendo vendido é para pessoa que realmente vai comprar de uma maneira correta usando a plataforma.

Veja Também: Super lançamento de KOF 15

Qual é o melhor meio para o usuário efetuar essas transações comerciais dentro do gamer?

É sempre tentar fazer o máximo possível uso da plataforma. Então validar que aquela pessoa, aquele usuário que está efetuando a compra é realmente um usuário válido na plataforma.

Nunca clicar no link enviado por e-mail, porque o fraudador o atacante ele pode tentar falsificar esse meio como eu comentei para vítima.

Então nunca tentar se induzir porque normalmente o atacante uso dessa malícia de tentar influenciar a vítima clicar no link malicioso até mesmo em outros métodos de complicações.

Existem muitas plataformas que os jogos online utilizam para se comunicar. Por exemplo os discordes e muitas vezes o que acontece essa plataforma está vinculada aos servidores de jogos entre outros itens.

Então o gamer que tomar um pouco de cuidado, principalmente nessas plataformas de comunicação e também na plataforma efetiva do jogo. E usar sempre dupla autenticação e todo o resto possível.

Por exemplo uma validação de contra senha para que ele possa se proteger na hora de efetuar uma transação tem que tomar muito cuidado.

E se o usuário caiu, se ele foi vítima de um ataque, o que que ele deve fazer?

Primeiro passo que o usuário tem que fazer é ficar calmo, respirar e entrar em contato com a plataforma dos jogos online.

Normalmente as plataformas recebem isso via tickets de chamado e elas pedem validações para confirmar que você foi dono da conta.

Tipo de validações como: senhas antigas que você já tenha usado, o número de cartão de crédito que você usou dentro daquela plataforma e quais são os itens que você tem.

Então basicamente o primeiro contato que você tem que fazer além de se acalmar é entrar em contato com a operadora com a plataforma do jogo para que você possa reaver a sua conta e também os seus itens se for possível. Textura aqui

IGGDRASIL Secundário

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈