Navegadores de Internet: 4 melhores opções de 2022

Navegadores de internet Fonte: Canva Pro

Quais os melhores navegadores de internet de 2022? Há poucos novos participantes, mas a oferta de navegadores de internet é renovada regularmente de acordo com as atualizações oferecidas pelos principais players deste mercado. 

E mesmo que você tenha alguns hábitos, mudar de navegador ou usar um segundo, dependendo do seu uso, pode ser interessante.

Na verdade, alguns se destacam pelo grande número de extensões que oferecem, outros por melhor privacidade. 

Aqui listamos os principais navegadores de internet do mercado e destacamos seus principais pontos fortes e fracos para ajudá-lo a encontrar o(s) que você precisa.

4 melhores opções de navegadores de internet de 2022

Chrome

Com quase 60% de participação de mercado em 2021, o Chrome é o navegador mais usado. E há um motivo muito simples para isso: é simples, rápido e eficaz.

Hoje, os designers de sites se concentram principalmente no Chrome por sua compatibilidade. Por causa de seu quase monopólio, muitas vezes é ele quem dita os padrões da Internet.

Portanto, ao contrário de outros, o Google Chrome terá muito poucos problemas com o carregamento de páginas, compatibilidade de plugins ou outros. Ele também tem uma ampla gama de extensões. Entre os 200.000 propostos, você deve encontrar sua felicidade.

Mas mesmo com tudo isso, o Chrome não é perfeito, longe disso. Ele é criticado por sua falta de respeito pela privacidade do usuário, um clássico para um produto do Google.

O problema que também surge regularmente é o seu consumo: o Chrome pode consumir até 10 vezes mais recursos do processador e RAM do que outros navegadores.

navegadores de internet
Navegadores de internet Fonte: Canva Pro

Firefox

O outro navegador essencial não é outro senão o Firefox. Publicado desde 2003 e desenvolvido pela Mozilla Corporation Foundation desde 2005, o Firefox é um dos navegadores mais antigos. 

Em 2010, era até o navegador mais usado no mundo, com 1,2 bilhão de downloads, antes desse número baixar consideravelmente pouco depois. 

Uma das grandes vantagens do Mozilla Firefox é ser gratuito, com foco na privacidade. É um dos únicos a usar sua própria plataforma independente. Mas isso não é um problema, já que é atualizado regularmente.

Do lado da extensão, também não há problema, porque ele foi o primeiro a inaugurar essa novidade. Como ele é um dos gigantes históricos da internet, a maioria das extensões pode ser encontrada em sua loja. 

Por outro lado, algumas críticas foram feitas recentemente devido à instalação de sistemas de telemetria padrão.

Essa técnica possibilita coletar dados para estudar o comportamento do usuário e permitir, por exemplo, conhecer os recursos que não são usados. Mesmo que esses dados sejam anônimos, você tem a opção de desativá-los nas configurações.

Microsoft Edge

Depois de uma entrada completamente fracassada em 2015 devido à falta de extensão, configurações e funcionalidade, o Microsoft Edge ganhou um novo visual em 2020 com o Microsoft Edge Chromium. 

Como o próprio nome sugere, a substituição do Internet Explorer adota o Chromium. O resultado são extensões, maior compatibilidade e melhor desempenho. 

Sua vantagem é ser integrado diretamente ao Windows e ao ambiente Microsoft. Isso nos leva à sua principal falha: a insistência da Microsoft em que a adotemos. Às vezes, você pode ter que configurá-lo à força, sem ter a capacidade de fechar a janela ou passar a etapa. 

Navegadores de internet Fonte: Canva Pro

Safari

O Safari é o navegador oficial e padrão do macOS, por isso é o que terá a melhor integração ao universo da Apple. Ele oferece recursos que serão muito específicos para este último, como a sincronização de marcadores e favoritos que podem ser encontrados diretamente em seu navegador, independentemente do dispositivo usado. 

Como a Apple vem fazendo há algum tempo no iPhone e iPad, o Safari protege você contra cookies e rastreadores e poderá fornecer um relatório sobre a situação.

Por outro lado, seu gerenciamento de extensões deixa algo a desejar.