Novo recorde de Golpes digitais no Brasil

Novo recorde de Golpes digitais no Brasil

9 de setembro de 2021 0 By Vivi
Compartilhe:

Uma pesquisa realizada recentemente mostra que os golpes digitais aumentaram no Brasil.

E um novo recorde foi registrado no primeiro semestre deste ano, para ter a dimensão do problema estima-se que houve uma movimentação fraudulenta a cada 8 segundos no país.

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈

O número de ataques fraudulentos contra brasileiros chegou a 1,9 milhão no primeiro semestre de 2021, o que corresponde a um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o indicador de tentativas de fraude da Serasa Experian a alta foi puxada principalmente pelas ações criminosas contra pessoas de até 25 anos.

Golpes digitais

Os bancos e cartões registraram 1,2 milhão de tentativas de fraudes. O setor que teve maior crescimento no comparativo entre semestre deste ano e 2020 foi o varejo com alta de 89,5%.

Já os serviços de telecomunicações foi o único a registrar queda no número de ataques fraudulentos. Segundo o indicador de tentativas de fraude a região com mais ocorrências é a Sudeste com pouco mais de um milhão. E a região norte apresentou o menor número com 120 mil registros.

Entre as principais tentativas de fraude verificadas pela Serasa Experian utilizando documentos falsos ou roubados e que deixam o prejuízo para a vítima estão a compra de celulares, emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos no varejo, abertura de conta em banco, compra de automóveis e abertura de empresas.

É realmente muito preocupante esse aumenta, o número de golpes digitais. E para falar um pouco mais sobre os motivos desse crescimento e como se proteger desses crimes vamos tirar algumas duvidas.

O que pode ter impulsionado esse aumento desses ataques fraudulentos nesse primeiro semestre?

Devido a pandemias as pessoas têm ficado mais em casa, e com isso elas aumentam o consumo digital, seja através de compras online, pedido de comida online, até mesmo receber ligação das pessoas para abrir novas conta bancária.

Abrir essas novas contas bancarias através de aplicativos online. Essa mudança de comportamento de consumo obviamente atrai os fraudadores. Esses fraudadores veem nisso uma oportunidade de dinheiro fácil.

Veja Também: O mais novo Whatsapp Imune a travas

Pessoas que tiveram os documentos roubados acabam ficando mais exposto, o que a pessoa pode fazer nesse caso?

Hoje os principais meios de operação dos fraudadores é realmente através desses documentos roubados.

As pessoas que tiveram seus documentos roubados, elas normalmente só sabem disso quando já é muito tarde.

Às vezes os fraudadores abrem contas em bancos usando os documentos dessas pessoas, e elas só vem a descobrir quando recebem uma carta dizendo que elas devem alguma coisa.

Uma das coisas mais importantes que as pessoas podem fazer é realmente acompanhar abertura de contas no seu nome.

No aplicativo por exemplo da Serasa é disponibilizado isso lá, o monitoramento do teu CPF. Então é sempre importante prestar atenção se você tem o seu CPF sendo utilizado para abertura de conta ou algum tipo de crédito. O aplicativo é realmente um dos seus maiores aliados.

As empresas de comércio eletrônico podem ajudar a evitar esses ataques fraudulentos?

Vemos muitas empresas de varejo tradicional se movendo para o mundo online até durante a pandemia.

E com esse movimento obviamente as empresas têm focado bastante na experiência do consumidor e tem feito ótimo trabalho nesse sentido.

Em questão de fraude é muito importante realmente utilizar todas as informações que você tem a sua disposição. Seja das transações que estão sendo feitas naquele momento, as atrações históricas.

E claro utilizar aquela abordagem camadas para detecção de fraude revalidando as informações cadastrais das pessoas.

Validando as transações entendendo se o comportamento de consumo daquela pessoa realmente condiz com o comportamento histórico.

Portanto é bastante importante realmente estar munido de informações que você tem a respeito das pessoas que estão fazendo compras na sua loja virtual e se proteger.

Com esse aumento nos golpes digitais o que as pessoas podem fazer para se proteger?

Certamente a principal coisa é toma cuidado, os fraudadores hoje se aproveitam muito de uma técnica chamada engenharia social .

Isso é quando o fraudador faz a pessoa acreditar que ela está falando com uma outra pessoa. E esse é o principal meio que eles usam para obter informações pessoais das pessoas.

Então é bastante importante tomar cuidado onde você coloca seus dados, os sites que você navega e faz compras online.

Buscar recomendações de amigos e conhecidos antes de fazer uma compra online. Então realmente a principal forma de se proteger é através de tomar bastante cuidado e prestar atenção de onde você está interagindo no mundo online. Textura aqui

Imune privado shz

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈


Compartilhe: