Quem determina o preço do Bitcoin?

Quem determina o preço do Bitcoin?

17 de maio de 2021 Off By Vivi

Em cada exchange o bitcoin tem um preço! Qual que é o preço correto? Por que cada lugar tem uma cotação? Quem controla o preço desse bicho? Onde que aparece o preço oficial?

Bom, segura aí que a gente vai destrinchar essa dúvida sobre a precificação do bitcoin. Se você tentou comprar o bitcoin nas exchange brasileiras ou até nas gringas provavelmente ficou confuso e percebeu que cada lugar tem um preço diferente.

Isso acontece porque não existe nenhum órgão centralizando, controlando ou tentando estabilizar o preço do bitcoin, assim como acontece com as ações, commodities que estão atrelados às bolsas locais por exemplo, a bolsa brasileira. Bitcoin é a lei da oferta e da demanda nua e crua! Se o preço sobe nas gringas as pessoas vão comparar aqui e vão comprar prevendo essa subida de preço, e isso acaba emparelhando os preços globalmente.

Os próprios compradores e vendedores percebem esse ‘gap’ de preço e acabam ajustando o mercado. Mas claro, alguma diferença sempre vai existir. É como encher uma forma de gelo: bitcoin é a água, a forma é o mercado inteiro e cada quadradinho da forma de gelo é uma exchange e o preço é justamente o nível da água. Conforme mais bitcoins entram ou saem das exchange via cold wallet ou via produção dos mineradores isso impacta no preço e esse impacto é distribuído pro restante do mercado.

Volume de Bitcoin

Se uma exchange recebe um volume muito grande de bitcoin esse volume é redistribuído para outros compartimentos que acomodam melhor aquele volume até chegar em um nível confortável pra todo mundo, assim como na forminha de gelo, onde se você colocar água em um único compartimento ali da forminha por pressão, esse volume é redistribuído pra toda a forma.

O que acontece é que ninguém quer pagar mais caro pra comprar bitcoin e também não quer receber abaixo do preço de mercado numa venda. O volume de bitcoin no mercado é inversamente proporcional ao seu preço. E isso quer dizer que se tiver pouca água na forma, ou seja, pouco bitcoin no mercado, escasso nas exchanges. ele vai acabar se valorizando assim o preço sobe.

E se tem muita água, muitos bitcoins nas exchanges, significa que o bitcoin ficou mais abundante o preço tende a cair. A gente observa isso muito bem nesse gráfico aqui onde em vermelho aparece a escassez de bitcoin nas exchanges e na linha cinza aparece o preço do bitcoin subindo desde outubro do ano passado. Essa queda do volume de bitcoins nas exchanges globais é o que tem pressionado o preço pra cima nessa “bull run” que a gente tá vivendo agora em 2021.

Mercado se auto regula

Com bitcoin o mercado se auto-regula assim como quando você enche a forma de gelo. O desenho da forma te ajuda a redistribuir o volume de forme parelha, de forma homogênea. Assim com o bitcoin, o código matemático dele o algoritmo que é descentralizado, ele permite que a lei da oferta e da demanda ocorra livremente sem necessitar de ninguém pra regular.

É pura física e psicologia. É muito mais que só finanças, bitcoin é termodinâmica pura. Mas agora vamos analisar olhando para ‘financeirês’ da coisa, o motivo de cada exchange ter um preço é a liquidez. O volume de negociações de bitcoin pode ser enorme nas exchanges grandes mas muito pequeno também nas exchanges menores, nas exchanges pequenas.

Preço em exchange menor

Essa diferença na oferta afeta o preço. Numa exchange menor é muito fácil manipular os preços e jogar o valor pra cima ou pra baixo do que em exchanges grandes com mais liquidez onde o preço precisa de mais volume pra oscilar. Negociar em exchanges com mais volume te dá mais segurança pra você posicionar suas ordens.

Não é qualquer ordem mais gorda que vai jogar os preços pra baixo, por exemplo, e acionar o seu ‘stop’ se você for um trader. Numa exchange com pouco volume, se você também colocar uma ordem com valor considerável e quiser comprar bitcoin, você pode até acabar pagando mais caro porque ele vai acabar pegando todas as ordens mais altas no livro de ofertas e ainda pode demorar séculos também pra finalizar na sua totalidade a sua ordem. Por isso escolher uma exchange com boa liquidez importa!

Mercado Bitcoin é a exchange com maior liquidez do Brasil

E o Mercado Bitcoin é a exchange com maior liquidez do Brasil e é onde você encontra as principais criptomoedas e criptoativos do mercado. Aqui na descrição do vídeo tem um link onde você pode clicar e abrir a sua conta gratuíta agora mesmo! Bom, e outro motivo para as oscilações de preço é que não existe uma forma comum estabelecida de precificar o bitcoin no mundo todo. O que significa que ninguém sabe quanto ele deveria custar. O preço dele é baseado puramente na negociação, é subjetivo.

É o valor que cada pessoa atribuí a ele. Como o bitcoin é extremamente escasso e está trazendo conceitos físico-financeiros revolucionários para o mercado, fica difícil dizer até onde vai o preço dele, é algo que nunca foi visto. Mas a gente tem estudo bastante e se ele seguir esses fundamentos ele pode sim continuar se valorizando bastante. Então, bitcoin é precificado em dólares porque o mundo todo precifica tudo em dólares. É a unidade de medida global Mas o dólar não tem nada a ver com o bitcoin.

Veja Também: Tudo que você precisa saber sobre Ethereum

O dólar pode influenciar no Bitcoin?

O único fator onde o dólar pode influenciar o bitcoin é na discrepância entre políticas monetárias. O dólar é a reserva de valor global mas tem também pressão desenfreada pelo banco central americano gerando desvalorização e perda do poder de compra em mais de 97% das moedas desde a criação do dólar.

Já o bitcoin é uma boia salva-vidas financeira que possuí oferta inelástica de 21 milhões de bitcoins. E também têm esses cortes de emissão que são programados que desencadeiam cíclicos choques de oferta e valorização parabólica do bitcoin Tanto que desde a criação do bitcoin ele valorizou mais de 700.000%!

Por isso o que determina o preço do bitcoin é a oferta e demanda local e global. Nada mais do que isso! Tentar controlar o preço é totalmente ineficaz e sem sentido. Em conclusão a rede foi construída pra não ser controlada e muito menos estabilizada ou tabelada. (Fonte: Mercado Bitcoin)

Atualizado 01/07/2021
Instalar old-days-rajando

👉PARABÉNS! VOCÊ GANHOU R$30,00! BAIXE AGORA O APLICATIVO E RESGATE SUA RECOMPENSA👈