Rede Wi-Fi: como melhorar sua conexão e velocidade?

Rede Wi-Fi  Fonte: Canva Pro

Deixando de lado os riscos potenciais (e atualmente muito controversos) à saúde, a rede Wi-Fi é uma das melhores inovações do mundo da TI nos últimos trinta anos. 

Este modo de transmissão de dados sem fio permite que qualquer dispositivo de alta tecnologia se comunique com outros dispositivos e está presente em todos os lugares: computadores, smartphones, TVs, etc.

Por outro lado, a velocidade da rede Wi-Fi pode ser decepcionante ou até insuficiente. Você provavelmente já pensou sobre isso comparando a velocidade teórica da sua assinatura e as velocidades que você realmente tem. 

Ou simplesmente tentando, em vão, navegar on-line ou desfrutar de streaming sem desaceleração. Mas, então, como você melhora sua conexão rede Wi-Fi? Aqui estão algumas dicas.

Rede Wi-Fi: como melhorar sua conexão e velocidade?

1. Escolha o local certo

Você pode estar acostumado a colocar o roteador de Internet sob o suporte de TV, onde ele não é muito visível e onde ocupa pouco espaço. Esse reflexo deve ser evitado se você quiser melhorar sua conexão Wi-Fi. 

Na verdade, é melhor levantar seu dispositivo se você quiser se beneficiar de um sinal melhor! Além disso, evite posicioná-la perto de um ponto de água, dispositivos eletrônicos ou metálicos, para não desviar suas ondas.

2. Opte pelo cabo

De fato, um bom e velho sistema com fio continua sendo a maneira mais fácil de melhorar sua conexão. Se você puder, prefira conectar um cabo ao seu dispositivo, isso permitirá que você se beneficie de uma velocidade mais rápida do que com o modo sem fio.

rede Wi-Fi 
Rede Wi-Fi  Fonte: Canva Pro

3. Gerencie os dispositivos

Hoje, existem muitos dispositivos conectados à rede Wi-Fi: computadores, consoles, TVs, tablets, eletrodomésticos, etc. Todos esses dispositivos podem diminuir a potência da sua conexão com a Internet, especialmente se estiverem todos conectados ao mesmo tempo! 

Atualizações regulares ocorrem para o seu equipamento eletrônico, mesmo que você não os use. Da mesma forma, eles emitem e recebem dados. Seu fluxo pode, portanto, estar permanentemente sobrecarregado. Para evitar esse problema, certifique-se de desligar aqueles que você não usa.

4. Escolha a faixa de frequência certa

Seu roteador está equipado com um sistema automático que procura a frequência com o mínimo de interferência. Essas frequências são 2,4 GHz ou 5 GHz. 

Esta é uma operação que ele executa toda vez que você reinicia o roteador. Você também pode solicitá-lo na interface de administração do seu dispositivo. 

A faixa de 5 GHz é menos propensa a interferências e é mais rápida. Certifique-se de usar apenas esta, se possível. 

No entanto, alguns de seus dispositivos (especialmente os antigos) podem não ser capazes de funcionar nessa frequência e apenas 2,4 GHz é eficaz. 

5. Instale um amplificador

Um amplificador, como o próprio nome indica, é um equipamento que permite que você se beneficie de mais cobertura Wi-Fi em sua casa. 

Será útil, especialmente se a rede não cobrir toda a superfície do seu apartamento ou casa. O amplificador poderá então recuperar o sinal e atuar como um terminal para retransmiti-lo a uma distância maior.

Você precisará conectar o dispositivo a uma tomada elétrica e conectá-lo à rede para iniciar a sincronização. Uma vez que as luzes estejam acesas, você pode conectar o amplificador a um local perto da área que deseja ver coberta.

Rede Wi-Fi  Fonte: Canva Pro

6. Reinicie o roteador

É um gesto simples que muitas vezes é esquecido: reinicie o roteador de vez em quando. Esta ação limpará a memória do seu dispositivo. Desligue-o por 10 segundos e ligue-o novamente.

Tenha cuidado para não confundir reinicialização e redefinição! Se você redefinir seu roteador, as configurações padrão serão reinstaladas, e isso cancelará sua senha e configurações personalizadas.